Um dirigente de alto escalão do Vaticano confirmou nesta terça-feira (12) que o papa Francisco irá a Kiev em algum momento, mas não deu prazos para a realização da viagem.
Abordado por jornalistas durante um evento em Roma, o secretário de Relações com Estados do Vaticano, Paul Gallagher, foi questionado se o pontífice visitaria a capital da Ucrânia.
"O Papa com certeza irá a Kiev, mas ainda não se sabe quando e como", explicou. Recentemente, o próprio pontífice afirmou que poderia viajar à Ucrânia após retornar do Canadá, no fim de julho, porém disse também que primeiro gostaria de ir a Moscou.
"A primeira coisa é ir à Rússia para tentar ajudar de alguma maneira, mas eu gostaria de ir às duas capitais", declarou Francisco no início de julho. Pouco depois, o Kremlin ressaltou que, até aquele momento, não havia contatos "substanciais" com o Vaticano para organizar a visita.
Jorge Bergoglio já condenou a invasão russa à Ucrânia em diversas ocasiões e disse que o país é alvo da "intervenção direta" de uma "superpotência", mas sem jamais citar a Rússia ou o presidente Vladimir Putin nominalmente. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA