O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmitro Kuleba, disse nesta quinta-feira (7) que o papa Francisco "pode visitar seu país em qualquer dia, porque será um momento de forte inspiração e apoio".
De acordo com Kuleba, citado pelo portal Ukrinform, a visita do Pontífice "lhe permitirá compreender melhor as causas da guerra".
"Estamos esperando muito pelo Papa e lembramos aos nossos colegas do Vaticano que o convite continua aberto. Ele pode vir qualquer dia", disse o chanceler ucraniano.
O ministro enfatizou ainda que todos estão "prontos para preparar a chegada de Jorge Bergoglio porque é muito importante para o povo da Ucrânia.
Kuleba observou ainda que há milhões de fiéis no país, e a visita seria um forte momento de inspiração e apoio aos ucranianos que carregam nos ombros o peso e o sofrimento da guerra.
"Em segundo lugar, o Papa mantém um grande papel como pacificador na política internacional, e acho que ele entenderia melhor as razões dessa guerra, vendo o sofrimento com seus próprios olhos. Isso nos permitiria encontrar outras maneiras de envolvê-lo na luta pelo fim desta guerra ou na resolução de algumas questões humanitárias criadas por esta guerra", concluiu o ministro.
Nesta semana, Francisco, que já condenou a invasão russa em diversas ocasiões, reafirmou que gostaria de visitar a Ucrânia, mas somente depois de passar pela Rússia. No entanto, o governo de Vladimir Putin disse que ainda não houve "contatos concretos" para organizar uma visita do líder da Igreja Católica a Moscou. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA