Os primeiros-ministros da Itália, Giorgia Meloni, de direita, e do Reino Unido, Keir Starmer, de centro-esquerda, discutiram cooperações para conter fluxos migratórios na Europa durante uma reunião na Villa Doria Pamphilj, em Roma, nesta segunda-feira (16).
Esse é o primeiro encontro bilateral entre a premiê italiana e o líder trabalhista, que assumiu o governo britânico em julho passado, encerrando 14 anos de domínio conservador.
"Estamos de acordo sobre o fato de que não é preciso ter medo de explorar novas soluções", disse Meloni, citando o exemplo do protocolo que prevê a transferência de migrantes forçados desembarcados na Itália para a Albânia, medida criticada pela oposição progressista.
"Oferecemos elementos para compreender melhor este mecanismo", garantiu a primeira-ministra, após uma reunião de cerca de 30 minutos.
"Temos a intenção compartilhada de trabalhar juntos contra esse vil comércio de empurrar as pessoas além das fronteiras", reforçou Starmer, que visitou o centro de controle de fluxos migratórios em Roma, acompanhado de Martin Hewitt, chefe da força-tarefa criada pelo primeiro-ministro para conter os desembarques "ilegais" na costa britânica.
"Aqui houve reduções drásticas, então quero entender como aconteceu. Acredito há tempos que impedir as pessoas de viajar seja um dos melhores modos de enfrentar o problema", salientou o premiê do Reino Unido, apontando que a Itália realizou "progressos notáveis".
Desde o início do ano, o país recebeu cerca de 44,7 mil deslocados internacionais via Mediterrâneo, queda de 65% sobre o mesmo período de 2023.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA