O papa Francisco enviará o esmoleiro apostólico, o cardeal polonês Konrad Krajewski, com um "hospital móvel", para a Ucrânia no período que antecede as festividades do Natal.
Segundo o Vaticano, o religioso será portador da "proximidade do Pontífice com aqueles que sofrem as consequências do conflito e também para entregar ajuda material".
"Todos os dias o papa Francisco reza pela paz neste país atormentado pela guerra, mas de forma concreta quer estar presente entre eles nestes dias, quando celebramos o nascimento de Jesus", relata uma nota divulgada nesta quinta-feira (19).
Krajewski levará como presente uma van médica, um pequeno hospital móvel, onde também podem ser realizadas intervenções cirúrgicas, e seis aparelhos de ultrassonografia que serão doados aos hospitais destruídos e bombardeados. O veículo foi abençoado pessoalmente pelo líder da Igreja Católica dias atrás.
Durante a sua viagem pela Ucrânia, em nome do Papa, o cardeal visitará diversas comunidades para encontrar "as pessoas que sofrem, e com elas tentará abrir a porta da Esperança nos seus corações e rezar pela paz tão desejada".
O novo gesto tem como objetivo reiterar a solidariedade de Jorge Bergoglio à Ucrânia, pela qual pediu novas orações e a proximidade de todos os fiéis, além de apelar constantemente pelo fim da guerra.
Em junho passado, em sua oitava viagem ao território ucraniano, Krajewski levou uma ambulância equipada como um centro móvel de reanimação ao Hospital Central do distrito de Zboriv, na região de Ternopil. Já em agosto, foram enviados caminhões com alimentos, roupas e medicamentos destinados ao ucranianos
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA