A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, anunciou a participação do papa Francisco em uma sessão dedicada à Inteligência Artificial (IA) na cúpula do G7, que acontecerá entre 13 e 15 de junho na Puglia.
Em um vídeo divulgado nesta sexta-feira (26), Meloni destacou que a presidência italiana do G7 "pretende valorizar o caminho promovido pela Santa Sé em matéria de Inteligência Artificial com o 'Rome Call for AI Ethics' e levá-lo à atenção dos outros líderes por ocasião da cúpula na Puglia".
"Estou convencida de que a presença de Sua Santidade dará uma contribuição decisiva para a definição de um marco regulatório, ético e cultural para a inteligência artificial", ressaltou ela.
Na gravação, a premiê italiana agradece "de coração ao Santo Padre por ter aceitado o convite da Itália", principalmente porque "a sua presença prestigia a nossa nação e a todo o G7".
Além disso, Meloni recordou do discurso de outro Papa, São João Paulo II, às Nações Unidas em 2 de outubro de 1979, no qual o religioso destacou que "a atividade política, nacional e internacional, vem do homem, e é exercida através do homem e é para o homem".
"Muitos, e não erradamente, acreditam que o advento da Inteligência Artificial é o maior desafio antropológico desta época, uma tecnologia que pode gerar grandes oportunidades, mas também traz consigo grandes riscos, bem como inevitavelmente impactar os equilíbrios globais", acrescentou.
Por fim, a primeira-ministra da Itália enfatizou que seu compromisso "é desenvolver mecanismos de governança para garantir que a IA seja centrada no ser humano e controlada pelo homem, ou seja, que mantenha a pessoa no centro e tenha a pessoa como a sua peça central".
De acordo com ela, "é um desafio que nenhum de nós pensa enfrentar sozinho" e considera fundamental valorizar o melhor da reflexão ética e intelectual que se desenvolve nesta área.
Esta é a primeira vez que o Pontífice participará dos trabalhos do grupo dos sete, que inclui Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão e a União Europeia. Ele estará presente na sessão "Outreach", aberta também aos países convidados e não apenas aos membros do G7.A Sala de Imprensa do Vaticano confirmou à ANSA que o Pontífice participará “presencialmente”.
A cúpula dos líderes das principais potências industriais do mundo será realizada em Borgo Egnazia, um resort na região da Puglia, no sudeste da Itália, de 13 a 15 de junho. Brasil, Índia e África do Sul devem comparecer como membros do G20.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA