O candidato da premiê Giorgia Meloni a governador da Basilicata, no sul da Itália, caminha pra vencer as eleições na região, realizadas entre domingo (21) e segunda-feira (22).
De acordo com pesquisa instantânea conduzida pelo instituto Yoodata para a emissora TeleNorba, o governador Vito Bardi, do partido de centro-direita Força Itália (FI), aparece com 53% a 57% dos votos, seguido por Piero Marrese, de centro-esquerda, com 41% a 45%.
Eustachio Follia, da legenda pan-europeia Volt, tem de 1% a 3%. As urnas foram fechadas às 15h (10h em Brasília), mas já há grande entusiasmo no comitê eleitoral de Bardi, ex-general da Guarda de Finanças que governa a Basilicata desde 2019.
O ex-militar é apoiado pela coalizão de direita encabeçada por Meloni, mas também pelos partidos de centro Itália Viva (IV) e Ação, que fazem oposição à premiê em âmbito nacional.
Bardi afirmou em uma nota publicada nas redes sociais que sua coligação alcançou uma "vitória clara" nas eleições regionais.
“Enquanto esperamos por um número mais próximo do definitivo, em todo o caso surge uma vitória clara da nossa coligação. Quero agradecer aos lucanianos pela confiança que depositaram em mim, pela segunda vez", declarou.
O vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, parabenizou o candidato de Meloni pelo triunfo, enquanto Marrese, principal adversário de Bardi no pleito, já reconheceu a derrota.
Essa é a terceira eleição regional na Itália em 2024, e a segunda com vitória da aliança conservadora, que também triunfou em Abruzzo, em março. Já a centro-esquerda prevaleceu na Sardenha, em fevereiro.
Atualmente, a coalizão de Meloni governa 14 das 20 regiões italianas. As próximas a ir às urnas neste ano serão Piemonte e Úmbria, ambas nas mãos da direita.
(ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA