O Ministério das Relações Exteriores reforçou a "parceria estratégica" entre o Brasil e a União Europeia, em meio às negociações entre representantes da UE e do Mercosul para a assinatura de um tratado de livre comércio, que poderia ser anunciado na cúpula de líderes do bloco sul-americano no Uruguai, na semana que vem.
"O Brasil ressalta a importância da parceria estratégica, dos fluxos de comércio e dos laços históricos que mantém com o continente europeu de maneira geral e com a França em particular", diz um comunicado conjunto dos ministérios das Relações Exteriores e da Agricultura e Pecuária.
A nota foi publicada após o CEO global do Carrefour, Alexandre Bompard, enviar uma carta de desculpas ao governo brasileiro por ter anunciado um boicote da rede de supermercados na França a carnes produzidas no Mercosul.
O Brasil "voltará a reagir com firmeza contra qualquer nova campanha que tenha como alvo a imagem de produtos brasileiros", afirma a nota, acrescentando que o agronegócio nacional produz itens "competitivos, sustentáveis e de alta qualidade e rigor sanitário".
"Graças a essas características e à capacidade de atender plenamente às exigências e controles sanitários de mais de 160 países, incluindo os rigorosos controles da União Europeia, a produção brasileira também superará as atuais manifestações protecionistas baseadas em campanhas generalizadas sem qualquer base nos fatos", acrescenta o comunicado.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA