O grupo xiita Hezbollah prepara um funeral "popular e oficial" para o seu líder Hassan Nasrallah, morto há dois meses em um ataque israelense no sul de Beirute, informou um responsável do movimento libanês aliado do Irã nesta quarta-feira (27).
"Adiamos o funeral" de Hassan Nasrallah "para organizar um funeral digno dele", declarou Mahmoud Qomati durante uma visita organizada para a imprensa nos subúrbios ao sul de Beirute, um reduto do Hezbollah.
O anúncio é feito no dia em que o acordo de cessar-fogo de 60 dias entre Israel e Hezbollah entrou em vigor em fogo no Líbano, após negociações em conjunto dos Estados Unidos e França, que vão liderar um comitê para monitorar o cumprimento da trégua.
O tratado temporário no Líbano chega após o conflito na região deixar pelo menos 3,7 mil mortos, incluindo Nasrallah, e por volta de um milhão de deslocados no sul da nação, de acordo com o Ministério da Saúde local.
Apoiado pelo Irã, o movimento xiita é aliado do Hamas na guerra na Faixa de Gaza e estava trocando hostilidades com Israel no sul do Líbano desde a eclosão do conflito, em 7 de outubro de 2023. Em 27 de setembro deste ano, um bombardeio israelense matou Nasrallah em Beirute, o que levou o Hezbollah a nomear Naim Qassem, 71 anos, como seu novo líder.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA