O navio Geo Barents, da ONG Médicos Sem Fronteiras (MSF), atracou no porto de Salerno, no sul da Itália, neste sábado (13), com 99 migrantes resgatados em duas operações na costa da Líbia, incluindo 53 menores.
Segundo as autoridades italianas, o grupo de menores conta com 41 meninos e 12 meninas, sendo um total de 37 crianças desacompanhadas.
"As 99 pessoas resgatadas em 10 de julho desembarcaram com segurança em Salerno esta manhã. Apesar da árdua jornada, muitos enfrentaram assédio da SSA (força de segurança) da Líbia, que forçaram muitos a pular na água, preferindo arriscar a morte no mar em vez de serem levados de volta para a Líbia", declarou a ONG em publicação no X.
Os migrantes, entre eles 34 homens e 12 mulheres, são provenientes principalmente da Costa do Marfim, Síria, Somália, Paquistão, Guiné e Burkina Faso.
"Havia muitas crianças, e muitas delas estavam desacompanhadas, no navio Geo Barents que atracou esta manhã no porto de Salerno, com 99 migrantes", afirmou o prefeito de Salerno, Vincenzo Napoli.
"De acordo com as informações iniciais, a grande maioria, incluindo mulheres e crianças, sofreu abusos e todos os tipos de violência física e psicológica. É uma grande tragédia", acrescentou.
Segundo Napoli, "como administração municipal, colocaremos em prática o apoio e os caminhos a seguir para essas pessoas que, depois do inferno que sofreram, chegam ao nosso país com a esperança de um futuro melhor".
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA