(ANSA) - O vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, disse nesta quinta-feira (22) que o país está perto de assinar um acordo bilateral de segurança com a Ucrânia, alvo de uma invasão russa desde fevereiro de 2022.
"Estou aqui para informar sobre a vontade de levar adiante a negociação para um acordo de cooperação, segurança e defesa com a Ucrânia, que a premiê [Giorgia Meloni] deve preparar nos próximos dias", declarou Tajani em audiência nas Comissões de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados e do Senado.
Segundo o ministro, é "mais importante do que nunca" garantir a Kiev "os meios para se defender" da Rússia. "O acordo que estamos discutindo reitera a independência territorial da Ucrânia e a condenação à agressão russa", acrescentou.
Ainda de acordo com Tajani, o pacto vai dar um caráter "mais estruturado" para as ajudas da Itália a Kiev.
No próximo sábado (24), o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, deve participar de uma reunião virtual de líderes do G7 organizada pelo governo italiano por ocasião do segundo aniversário da guerra.
A Ucrânia vive um momento delicado no conflito, com a perda de cidades estratégicas para a Rússia e poucos resultados concretos na contraofensiva, o que fez Zelensky trocar o comando das Forças Armadas. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA