O líder do partido italiano Liga, Matteo Salvini, e a líder do partido francês Reagrupamento Nacional, Marine Le Pen, se reuniram nesta quarta-feira (12) em Bruxelas.
Os dois políticos conversaram sobre a situação após as eleições para o Parlamento Europeu. As duas siglas fazem parte do grupo Identidade e Democracia (ID Group) na Eurocâmara.
Segundo a Liga, eles falaram em "unidade da centro-direita, nenhuma abertura à esquerda e a 'eco-fanáticos', e determinação para mudar a Europa".
"Os cidadãos europeus se expressaram com grande clareza. Só [o presidente francês, Emmanuel] Macron e [a presidente do Poder Executivo da UE, Ursula] von der Leyen não perceberam", disse Salvini, também vice-premiê e ministro dos Transportes da Itália.
Ainda haverá uma reunião com todos os líderes do grupo Identidade e Democracia, que deve ganhar nove cadeiras no Parlamento Europeu, chegando a 58.
Apesar disso, a Liga recebeu apenas cerca de 8% dos votos, queda expressiva ante o resultado de 2019, quando recebeu 34,3% e 29 cadeiras. Em 2024, a sigla perdeu 14, ficando com oito eurodeputados.
O Reagrupamento Nacional, por sua vez, venceu na França com 31,4% dos votos, totalizando 30 cadeiras, 12 a mais que na legislatura anterior.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA