(ANSA) - O Rio de Janeiro foi escolhido para sediar o encontro da cúpula dos líderes do G20 em novembro de 2024.
O anúncio foi feito pelo governador fluminense, Cláudio Castro, em seu perfil no Twitter. "É oficial! O RJ sediará o encontro da cúpula dos chefes de Estado do G20 no próximo ano. As 20 maiores potências econômicas mundiais estarão reunidas, e serão convidadas mais 10 nações, totalizando 30", disse.
As autoridades brasileiras optaram pela Cidade Maravilhosa em vez da capital Brasília para sediar o encontro das 20 maiores economias do mundo, que ocorrerá pela primeira vez no Brasil.
O Ministério das Relações Exteriores pretende aproveitar os eventos do G20 para reforçar a importância turística do Rio de Janeiro e de outras cidades. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumirá o comando do G20 em 10 de dezembro deste ano, sucedendo a Índia, atual líder do grupo.
Ao longo do próximo ano, serão realizadas cerca de 20 reuniões temáticas para ministros do G20 em outras cidades do país.
Além das 20 maiores economias do planeta, outros países serão convidados, e espera-se uma forte presença de governantes da América Latina. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA