O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, renunciou ao cargo nesta quarta-feira (4), como parte de uma ampla reforma ministerial no governo do presidente Volodymyr Zelensky.
Kuleba, rosto da diplomacia de Kiev desde o início da guerra contra a Rússia, em fevereiro de 2022, é o principal ministro a deixar o cargo no âmbito das mudanças deflagradas na última terça (3).
O chanceler ocupava o cargo desde março de 2020 e viajou o mundo nos últimos dois anos para tentar angariar apoio para a Ucrânia frente à invasão russa.
"O Parlamento recebeu uma carta de renúncia do ministro das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba", disse o presidente do Legislativo, Ruslan Stefanchuk. A expectativa é de que o Parlamento vote a demissão do chanceler em breve.
Na última terça, diversos ministros já haviam renunciado, incluindo os da Justiça, Denys Maliuska, das Indústrias Estratégicas, Oleksandr Kamyshin, e da Proteção Ambiental, Ruslan Strilets.
"Precisamos de uma nova energia", afirmou Zelensky nesta quarta. Rumores da imprensa ucraniana apontam que Kuleba pode ser designado como embaixador de Kiev em Bruxelas, capital da Bélgica e sede das instituições da União Europeia.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA