Quase 630 brasileiros, incluindo 109 crianças, foram deportados do Reino Unido entre agosto e setembro deste ano em três dos maiores voos já fretados pelo Ministério do Interior britânico.
De acordo com o governo de Keir Starmer, as repatriações foram voluntárias e envolviam cidadãos do Brasil com o visto vencido.
A ação coincide com a chegada do Partido Trabalhista ao poder, após a vitória nas eleições de julho. Segundo o jornal The Observer, trata-se de uma das maiores deportações já realizadas pelo Ministério do Interior.
Os brasileiros foram enviados de volta ao país natal em três voos charter. O primeiro, em 9 de agosto, repatriou 205 pessoas, sendo 43 crianças. Poucos dias depois, em 27 do mesmo mês, 206 imigrantes, dos quais 30 eram menores, embarcaram ao Brasil. A ação se repetiu em 27 de setembro, quando 218 pessoas, incluindo 36 crianças, foram deportadas.
O Observer ainda destacou que o Ministério do Interior do Reino Unido oferece ajuda econômica para regressos voluntários, cujo valor pode chegar até 3 mil libras esterlinas (R$ 23 mil), incluindo bebês e crianças. Os incentivos, fornecidos na forma de cartões pré-pagos, podem ser ativados assim que os repatriados chegam a seu país de origem.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA