(ANSA) - Uma estátua de bronze em homenagem ao ex-jogador Diego Maradona foi devolvida ao seu criador devido ao valor elevado da obra.
Elaborada por Domenico Sepe, a estátua ficava em uma praça em frente aos portões do setor Distinti do estádio do Napoli, em Nápoles, mas foi retirada do local em pouquíssimo tempo.
Um ano e meio depois da cerimônia de inauguração, as autoridades de Nápoles informaram que a obra tinha um valor muito alto e foi devolvida ao doador.
Segundo os investigadores, mencionados pelo jornal Il Mattino, a obra pode ser avaliada em mais de 30 mil euros.
"A obra oferecida em doação mesmo face ao seu valor nada modesto, pode expor a administração municipal a ações. A instalação da obra parece capaz de devolver ao doador um benefício significativo em termos de visibilidade, mas tal benefício, além de chocar com a gratuidade da doação, pode ser atraente e contestável por outros artistas", explicou o município.
Em entrevista ao periódico italiano, Sepe expressou sua "profunda amargura" pela polêmica em que a obra se envolveu. "Eu me sinto ofendido pela parte em que se supõe que quero receber apenas fama pelo trabalho", lamentou.
A estátua já havia sido contestada pelos torcedores napolitanos por retratar Maradona conduzindo a bola com a perna direita, mas o ídolo argentino era canhoto.
A cidade de Casalnuovo di Napoli, na região da Campânia, se ofereceu para comprar a estátua. "Nápoles não quer? Casalnuovo está disposta para comprar a estátua de Maradona e colocá-la na cidade", disse Massimo Pelliccia, prefeito do município italiano.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA