O Vaticano apresentou na última segunda-feira (11) novos serviços habilitados por Inteligência Artificial que fornecerão acesso virtual à Basílica de São Pedro, sob a forma de um gêmeo digital, antes do Ano Santo do Jubileu em 2025.
A réplica da igreja que está sendo disponibilizada online foi feita usando 400 mil fotografias digitais de alta resolução, tiradas com drones, bem como com câmeras. Os algoritmos de IA juntaram, elaboraram e completaram todos dados.
Duas exibições no local também estarão disponíveis para visitantes virtuais, garantindo a eles uma experiência interativa única. Os gêmeos digitais são réplicas no mundo virtual de todos os elementos físicos de objetos ou edifícios e vão permitir aos fiéis acesso aos tesouros arquitetônicos da era renascentista.
"O gêmeo da Basílica do Vaticano permitirá que todos cruzem a Porta Santa, incluindo os fiéis que não poderão vir a Roma", declarou o padre Francesco Occhetta, secretário da Fondazione Fratelli Tutti, que opera com a Fábrica de São Pedro, uma instituição responsável pela conservação e manutenção da Basílica.
A iniciativa é feita em parceria com a Microsoft e empresas como Dadada e Iconem, especializada em digitalização de patrimônios históricos.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA