O papa Francisco abrirá uma "porta santa" na penitenciária de Rebibbia, maior prisão de Roma, capital da Itália, por ocasião do Jubileu de 2025, que terá início oficial na noite da véspera de Natal.
A cerimônia está prevista para 26 de dezembro e servirá também como uma mensagem do pontífice em prol da reinserção de detentos na sociedade.
A abertura de portas santas é um marco simbólico do Jubileu da Igreja Católica (também chamado de "Ano Santo") e representa a passagem para a salvação para os fiéis.
A primeira será aberta na Basílica de São Pedro, no Vaticano, e outras catedrais e basílicas em Roma se somarão à iniciativa nos dias seguintes.
"Em 26 de dezembro, o Santo Padre estará na penitenciária romana de Rebibbia para abrir a Porta Santa também naquele lugar", anunciou nesta segunda-feira (28) o pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, Rino Fisichella, também "diretor" do Jubileu de 2025.
O religioso ainda fez um apelo aos governantes por formas de "anistia" a detentos e disse que o Vaticano fechou um acordo com autoridades italianas para promover a reinserção social de presidiários durante o Ano Santo.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA