O papa Francisco participará no próximo dia 10 de maio de um evento apoiado pelo governo da Itália para discutir a crônica queda da taxa de fecundidade no país.
Chamado "Estados Gerais da Natalidade", o congresso acontece em 9 e 10 de maio, em Roma, e receberá o líder católico pelo segundo ano consecutivo.
"A Prefeitura da Casa Pontifícia informa que, na manhã do próximo 10 de maio, o papa Francisco participará dos Estados Gerais da Natalidade", diz um comunicado da Santa Sé.
Na edição do ano passado, Jorge Bergoglio discursou em uma sessão com a premiê da Itália, Giorgia Meloni, e defendeu "políticas de longo prazo" para combater o "inverno demográfico".
"O nascimento de filhos é o principal indicador para medir a esperança de um povo. Se nascem poucos, quer dizer que há pouca esperança", disse o pontífice na ocasião.
A Itália vem batendo seguidos recordes negativos de natalidade e registrou apenas 379 mil nascimentos em 2023, menor número desde a unificação do país.
Uma projeção recente do Instituto Nacional de Estatística (Istat), patrocinador dos Estados Gerais da Natalidade, apontou que a Itália pode perder 11,5 milhões de habitantes até 2070, o que significaria uma redução populacional de cerca de 20% em meio século. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA