(ANSA) - O papa Francisco conversou, através de videochamada, com a senhora Sosamma Antony, de 95 anos, avó do monsenhor George Jacob Koovakad, seu organizador de viagens.
O pontífice vinha perguntando sobre a saúde da indiana, sobretudo desde que soube que ela contraiu Covid-19 em 2022, e quis contatá-la pessoalmente, o que ocorreu no último dia 2 de setembro.
Através do computador, os dois conversaram por cerca de quatro minutos, em inglês e malaiala, a língua mais falada em Querala, estado no sudoeste da Índia onde ela vive.
Segundo o portal Vatican News, os dois trocaram piadas, bênçãos e promessas de orações recíprocas.
O vídeo gravado com a conversa foi publicado em vários veículos de imprensa locais, como o The Times of India.
As imagens mostram o padre Thomas Kallukam, de uma igreja da região, atendendo à chamada, e o Papa pede que ele passe a ligação para Sosamma.
O pontífice foi cumprimentado por diversos parentes, que foram avisados da ligação e se reuniram na casa da senhora.
Francisco cumprimentou a mulher com a mão e disse, em inglês: "Saudações! Obrigado!". Depois, perguntou se ela estava bem e elogiou a educação dada ao monsenhor Koovakad.
Sosamma sorriu em retorno e disse, pedindo a tradução do neto, que assegurasse suas orações ao Papa.
Em 2021 o Papa apresentou o monsenhor George Koovakad aos jornalistas, descrevendo-o carinhosa e jocosamente como "um ditador com sorriso", em referência à sua eficiência e bondade.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA