(ANSA) - O papa Francisco recebeu na manhã desta sexta-feira (25), no Vaticano, a presidente da Hungria, Katalin Novák.
A reunião ocorreu na antevéspera da viagem da mandatária a Kiev, para a cúpula da Crimeia, onde também se reunirá com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
O encontro com o Papa durou 45 minutos e foi realizado em língua espanhola, quatro meses após outra reunião entre os dois, na visita de Francisco à Hungria em abril passado.
"No curso do cordial encontro, falou-se de temas de interesse comum, como a família e os valores cristãos. Ao longo da conversa um dos temas foi a guerra na Ucrânia, com referência especialmente à situação humanitária, além dos esforços para encerrar o conflito. Também acenou-se ao tema da liberdade religiosa e à situação dos cristãos perseguidos no mundo", informou a assessoria de imprensa do Vaticano.
Após a conversa, o papa Francisco presenteou a presidente com uma escultura de bronze com a escrita "sejam mensageiros de paz", e recebeu dela uma caixa com presentes como vinho canônico e objetos sacros.
O pontífice também assinou uma cópia do álbum de sua viagem à Hungria com uma dedicatória a Novák: "Agradeço à presidente Katalin Novák pela recordação de minha visita à Hungria. Que de seu país seja difundida uma mensagem de paz para a Europa ferida pela guerra. Com a minha bênção, renovo os votos de unidade e fraternidade".
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA