(ANSA) - O papa Francisco recebe informações sobre a guerra russa na Ucrânia de fontes formais e informais, tanto do lado russo quanto do ucraniano, revelou o embaixador de Kiev no Vaticano, Andriy Yurash, neste sábado (15).
Em entrevista à Rádio NV, o diplomata ucraniano revelou que uma das principais fontes do Pontífice é Alexander Avdeev, o embaixador russo junto a Santa Sé. No entanto, existem outras.
Yurash ressaltou que Jorge Bergoglio é uma personalidade muito forte com uma visão própria do mundo. "Tive a oportunidade de estar ao lado do Papa quando ele viu um filme do famoso realizador ucraniano-americano Evgeny Afineevsky sobre as atrocidades dos russos nesta guerra. É um filme de quase duas horas, que foi transmitido em uma das salas do Vaticano, onde estava o Pontífice, vários cardeais, e o Papa estava absolutamente concentrado", recordou.
O embaixador ucraniano acrescentou ainda que o argentino também tem muitos contatos informais do lado russo. "Por exemplo, há Sevastyanov, um representante dos Velhos Crentes Russos, que tem uma amizade pessoal com ele. E é através de Sevastyanov que ele transmite algumas mensagens para Rússia", disse.
De acordo com Yurash, o Papa se encontra também "com figuras eclesiásticas do lado ucraniano do mais alto nível. Por exemplo, recentemente ele se encontrou com o beato Svyatoslav, com o Conselho Ucraniano das Igrejas", além de conversar com "cidadãos simples".
"Sabe-se quem do lado ucraniano está em contato próximo com o Papa. Há algo semelhante do lado russo também", concluiu o diplomata, ressaltando que "o Santo Padre está tentando diversificar as fontes de informação" sobre a guerra.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA