O Vaticano lançou nesta segunda-feira (5) uma campanha para arrecadar blusas térmicas para ajudar a população da Ucrânia que tem sofrido com a chegada do inverno no hemisfério Norte e com a guerra deflagrada pela Rússia.
"O povo ucraniano vive uma emergência ligada não só à guerra, mas também à falta de eletricidade, gás e ao frio muito rigoroso do inverno. Podemos ajudá-los neste Natal com a oferta de blusas térmicas, próprias para a manutenção da temperatura corporal, para homem, mulher e criança", disse o cardeal Konrad Krajewski, esmoleiro do papa Francisco.
A iniciativa foi anunciada pelo Dicastério para o Serviço da Caridade, por meio da Esmolaria Apostólica, e prevê a compra das roupas dentro de um mês, a fim de enviá-las o mais rapidamente possível por caminhão para Kiev.
"A Elemosineria Apostólica já está se abastecendo; aqueles que desejarem podem se juntar a essa iniciativa comprando e trazendo/enviando as camisas diretamente para este Dicastério dentro de um mês", diz o comunicado.
A campanha tem como objetivo amenizar o sofrimento da população ucraniana, que está enfrentando as consequências da guerra iniciada pelo regime de Vladimir Putin desde 24 de fevereiro e, atualmente, das condições climáticas.
Krajewski explica ainda que as peças podem ser enviadas ou entregues no Dicastério para o Serviço da Caridade, no endereço Cortile Sant'Egidio, 00120, Cidade do Vaticano. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA