(ANSA) - Uma italiana de 90 anos, natural de Perugia, voltou a estudar para fazer um exame de maturidade nesta quarta-feira (21) e realizar o sonho de ser professora, pelo menos no papel.
Imelda Starnini "estudou dia e noite" para passar no teste e garantiu que em nenhum momento se sentiu envergonhada por sentar nos bancos da escola lado a lado com estudantes que poderiam ser seus netos.
"O estudo, o conhecimento e o desejo de saber mais não têm idade. Sou a prova disso", disse ela, admitindo que o estudo pode não parar por aqui se conseguir obter o diploma.
Imelda, residente em Cerbara, município de Città di Castello, tem como objetivo realizar o sonho de ser professora, que por vários motivos nunca conseguiu.
"Temos de acreditar. Nada se consegue na vida sem sacrifício. Foi isso que os meus pais me ensinaram. Nada na vida é impossível, basta querer e eu gosto muito de estudar", acrescentou Imelda durante entrevista à imprensa italiana.
De acordo com as assessoras de Política Escolar de Citta' di Castello e San Giustino, Letizia Guerri e Milena Crispoltoni, respectivamente, "a história de Imelda é uma espécie de 'conto de fadas' que finalmente se torna, hoje, uma bela realidade".
"Um testemunho forte, com significados significativos e diferentes para todos nós, adultos, jovens ou adolescentes", concluem.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA