(ANSA) - O músico, compositor, produtor e artista visual britânico Brian Eno receberá o prêmio Leão de Ouro da Bienal de Música de 2023, na Itália, pelo conjunto de sua obra.
A decisão foi tomada pelo Conselho de Administração da Bienal de Veneza, aceitando a proposta da diretora do setor de música, Lucia Ronchetti.
A entrega da honraria acontecerá no dia 22 de outubro e premiará o artista britânico "por sua pesquisa sobre a qualidade, beleza e difusão do som digital e sua concepção de espaço acústico como uma ferramenta de composição".
"A obra composicional de Brian Eno foi concebida desde o início como um processo generativo que evolui segundo uma dimensão temporal potencialmente infinita, antecipando muitas das tendências composicionais atuais ligadas ao som digital", diz a solicitação de Ronchetti.
De acordo com ela, "o estúdio de gravação concebido como uma meta - ferramenta composicional, domínio da elaboração, multiplicação e edição de fragmentos sonoros gravados, simulacros acústicos, objetos sonoros autônomos, tem permitido a Brian Eno criar espaços eletrônicos imersivos que transformam e permeiam a realidade acústica em que estamos imersos".
Além de Eno, a Bienal premiará Miller Puckette, matemático, programador, teórico e executor, com o Leão de Prata "pela concepção e desenvolvimento do software Max/Msp e Pure Data".
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA