O presidente da Itália, Sergio Mattarella, citou o papa Francisco para alertar nesta quinta-feira (18) que a democracia no mundo "não goza de boa saúde".
A declaração foi dada durante um discurso no Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), no Rio de Janeiro, penúltima etapa de sua visita ao Brasil.
"'No mundo de hoje, digamos a verdade, a democracia não goza de boa saúde. Isso nos interessa e nos preocupa, porque está em jogo o bem do ser humano'. Essas não são palavras minhas, elas foram pronunciadas há poucos dias, com a eficácia comunicativa que o caracteriza, pelo papa Francisco, primeiro pontífice sul-americano na história", afirmou o presidente.
O discurso de Mattarella no Cebri teve o título "Um diálogo inclusivo para um cenário internacional em evolução: Parcerias e perspectivas em nível bilateral, regional e global". "O Brasil, democracia grande e vibrante, é o parceiro ideal para um debate sobre esses temas, aberto a todos, sem exclusões ideológicas ou de posicionamento geopolítico", salientou.
Além do Rio, o presidente já passou por Brasília, Porto Alegre e São Paulo e ainda visitará Salvador.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA