A polícia de Roma reforçou a segurança para o feriado de 25 de abril, data em que a Itália celebra sua libertação do nazifascismo e que deve contar com manifestações da comunidade judaica da capital e de estudantes palestinos, em meio ao conflito entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza.
Verificações e varreduras serão realizadas na área da Porta San Paolo e nas zonas adjacentes, onde acontecerão diversas celebrações pelo Dia da Libertação.
Às 8h da manhã (horário local), está prevista a deposição de uma coroa de flores por parte da comunidade judaica de Roma na Porta San Paolo; a apenas 200 metros dali, no mesmo horário, estudantes palestinos e movimentos antifascistas e antissionistas farão um ato em prol de Gaza.
As autoridades estão em alerta para possíveis confrontos entre manifestantes pró-Palestina e pró-Israel não somente em Roma, mas também em outras cidades que tradicionalmente abrigam grandes passeatas pelo 25 de abril, como Milão.
"Gostaria de ver amanhã bandeiras da Palestina e de Israel, a festa da liberdade deve ser também a festa da paz", pediu o ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, acrescentando que os judeus "têm direito de participar de todas as manifestações". (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA