(ANSA) - O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, desembarcou neste domingo (17) em Ramallah, na Cisjordânia.
A convite das autoridades palestinas, ele participou da cerimônia que concedeu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o título de Membro Honorário do Conselho de Curadores da Fundação Yasser Arafat.
A honraria foi entregue ao chanceler pelo premiê Mohammad Shtayyeh, que louvou a “coragem de Lula na defesa da Palestina”, segundo o Itamaraty.
Vieira discursou criticando a reação de Israel aos ataques do Hamas e a comunidade internacional pela carência de ajuda humanitária. Ele definiu como “ilegal e imoral” negar comida, água e medicamentos a civis, e fez um balanço dos apoios oferecidos pelo Brasil.
Vieira ainda se reuniu com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, sobre o conflito e a crise humanitária.
A visita ocorre em meio a uma crise diplomática entre Brasil e Israel, após declarações do presidente Lula comparando a crise humanitária palestina com o Holocausto.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA