(ANSA) - O embaixador romeno na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) informou nesta quinta-feira (14) que um drone russo caiu no território da Romênia, em uma área desabitada.
Segundo ele, o episódio ocorreu "depois dos ataques da noite passada às infraestruturas portuárias da Ucrânia no Danúbio".
"Condenamos firmemente os ataques russos contra as infraestruturas civis na Ucrânia e ao longo do Danúbio", declarou um porta-voz do secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg.
"A Otan não tem informações que indiquem algum ataque intencional por parte da Rússia contra os aliados. Continuamos monitorando a situação e seguimos em estreito contato com as autoridades romenas", complementou.
Além de integrar a aliança militar, a Romênia também faz parte da União Europeia.
O embaixador na Otan da Romênia acrescentou: "A aviação romena e os jatos de combate aliados foram enviados para conduzir missões de monitoramento".
"O Ministério das Relações Exteriores da Romênia convocou o embaixador russo para protestar contra essas ações contínuas, em flagrante contradição com o direito internacional e que representam uma escalada irresponsável", concluiu.
Desde que desfez o acordo de exportação marítima de grãos ucranianos, em julho passado, a Rússia tem atacado repetidamente portos ucranianos no sul, incluindo áreas de fronteira com a Romênia.
Em setembro e outubro, destroços de drones também foram encontrados no país, que repetiu que não há indícios de ataques intencionais.
Desde então, foram tomadas medidas para proteger a população perto da fronteira, incluindo a construção de abrigos antiaéreos.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA