(ANSA) - Os presidentes da China e dos Estados Unidos, Xi Jinping e Joe Biden, respectivamente, conversarão sobre "paz e desenvolvimento global" em uma reunião nesta semana em São Francisco.
A informação dos temas que serão tratados durante a tão aguardada cúpula foi comunicada nesta segunda-feira (13) pelo Ministério das Relações Exteriores de Pequim.
A nota acrescenta que os dois mandatários irão discutir de forma aprofundada sobre "questões estratégicas, gerais e de gestão das relações entre China e EUA, bem como assuntos importantes relacionados com a paz e o desenvolvimento global".
"A China não tem medo da concorrência, mas somos contra a definição da relação em termos de concorrência. Esperamos que Washington respeite sinceramente as preocupações razoáveis e legítimas da China. Nós não procuramos mudar os EUA, e eles também não devem tentar moldar ou mudar a China", afirmou Mao Ning, porta-voz da pasta.
A Casa Branca indicou que a reunião ocorrerá na próxima quarta-feira (15), mas Pequim confirmou o encontro sem fornecer datas.
Em um briefing com um pequeno grupo de jornalistas, um alto funcionário norte-americano declarou que Biden espera "trabalhar em conjunto com a China em questões de interesse comum".
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA