(ANSA) - O Irã e a Arábia Saudita, países historicamente rivais no Oriente Médio, concordaram em restabelecer relações diplomáticas e reabrir sua respectivas embaixadas em até dois meses.
Os laços entre as duas nações haviam sido rompidos em 2016, após iranianos atacarem sedes diplomáticas sauditas para protestar contra a execução de um proeminente clérigo xiita por Riad.
A imprensa iraniana publicou imagens de um encontro em Pequim, na China, entre o secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do país persa, Ali Shamkhani, com o conselheiro de segurança nacional de Riad, Musaid al-Aiban.
O Irã, de maioria xiita, e a Arábia Saudita, majoritariamente sunita, protagonizaram diversas tensões no Oriente Médio nos últimos anos, com uma crescente rivalidade regional que se refletiu em conflitos como os da Síria e do Iêmen.
Neste último, Teerã apoia os rebeldes houthis, enquanto Riad lidera uma coalizão internacional em defesa do governo, em uma guerra que completa nove anos na semana que vem. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA