(ANSA) - A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, reapareceu nas redes sociais nesta terça-feira (2) após alguns dias de descanso, marcados por uma gripe e um problema no ouvido, e se prepara para os primeiros desafios de 2024.
A chefe de governo terá um ano desafiador, principalmente em decorrência da presidência italiana do G7, que prevê um extenso calendário de reuniões com os outros países-membros, como Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Japão, Reino Unido e União Europeia (UE).
O primeiro compromisso do ano novo será a enxurrada de perguntas dos jornalistas na coletiva de imprensa de final de ano, que ocorrerá no próximo dia 4 de janeiro, depois de ter sido adiada duas vezes devido aos problemas de saúde de Meloni.
A expectativa é de que ela terá que responder pelas acusações de corrupção nos contratos públicos em Roma que levaram à prisão de Tommaso Verdini, filho do ex-senador Denis Verdini e irmão da companheira do vice-premiê e ministro dos Transportes, Matteo Salvini.
A oposição solicitou a presença de Salvini na Câmara, mas o ministro anunciou que não irá e publicou uma fotografia com a namorada, Francesca Verdini, ambos sorridentes.
Meloni também deve receber perguntas incômodas sobre o incidente na festa de Ano Novo em que uma pessoa foi ferida por uma bala disparada pela pistola do deputado do partido Irmãos da Itália Emanuele Pozzolo.
Apesar disso, o verdadeiro desafio de 2024, inteiramente político, é o das eleições europeias de 9 de junho, poucos dias depois da cúpula do Grupo dos Sete na Puglia. A incógnita é se ela finalmente anunciará sua candidatura, como já se especula há algum tempo.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA