(ANSA) - A premiê da Itália, Giorgia Meloni, e o presidente da França, Emmanuel Macron, tiveram um longo encontro bilateral na noite de quarta-feira (13), em Bruxelas, na véspera da reunião de dois dias do Conselho Europeu, principal órgão político da União Europeia.
A conversa ocorreu no bar de um hotel da capital belga para provavelmente discutir alguns dos principais temas na pauta da cúpula dos líderes da UE, como a adesão da Ucrânia e as negociações para a reforma das regras fiscais do bloco.
"Foi uma ótima discussão", disse Macron após o encontro, que na parte final ainda ganhou a presença do chanceler da Alemanha, Olaf Scholz - todos estão hospedados no mesmo hotel.
O Conselho Europeu deve discutir entre hoje (14) e amanhã (15) a abertura de negociações para a adesão da Ucrânia, proposta que enfrenta a oposição da Hungria e da Áustria.
Na área econômica, os líderes debaterão a reforma do Pacto de Estabilidade, conjunto de normas fiscais impostas aos Estados-membros, mas o governo da Itália ameaça vetar um texto que seja punitivo contra países de dívida elevada. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA