(ANSA) - Os primeiros-ministros da Itália, Giorgia Meloni, e da China, Li Qiang, terão uma reunião bilateral durante a cúpula do G20 em Nova Délhi, na Índia.
Fontes informaram à ANSA que o encontro foi combinado "poucos dias atrás", como um "desenvolvimento natural da positiva visita" do vice-premiê e ministro das Relações Exteriores italiano, Antonio Tajani, a Pequim.
A reunião acontecerá enquanto a China aguarda uma decisão da Itália sobre uma possível saída da "Iniciativa do Cinturão e Rota" (BRI), megaprojeto de Pequim para ampliar sua influência no mundo em troca de investimentos pesados em infraestrutura e telecomunicações.
Em 2019, na gestão do então primeiro-ministro Giuseppe Conte, Roma assinou com Pequim um memorando de entendimento sobre a chamada "Nova Rota da Seda", mas o governo deve decidir até o fim de 2023 se renova o protocolo.
"A parceria estratégica é muito mais importante que a Rota da Seda", disse Tajani em sua visita a Pequim, minimizando os impactos de uma eventual saída nas relações bilaterais. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA