(ANSA) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou hoje (21) à África do Sul para participar da Cúpula do Brics, onde deve defender a paz na Ucrânia, o uso de uma moeda comum para substituir o dólar em transações comerciais e a incorporação de novos membros ao grupo.
O mandatário chegou ao aeroporto de Johanesburgo ao lado da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que chefia o Novo Banco de Desenvolvimento do Brics.
Em entrevista ao jornal sul-africano Sunday Times, Lula antecipou que deve aproveitar a ocasião para discutir o uso de uma moeda comum para transações comerciais entre os países do bloco.
Segundo o presidente, o objetivo é favorecer "maiores trocas sem depender da moeda de um terceiro país". Além disso, lamentou a ausência do mandatário da Rússia, Vladimir Putin, na Cúpula do Brics.
"Lavrov [ministro russo das Relações Exteriores] é um diplomata muito importante, mas seria essencial que a Rússia participasse desse encontro com seu presidente", afirmou o petista - Putin decidiu não ir à África do Sul por causa de um mandado de prisão expedido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI).
"Nós vamos discutir temas globais como a paz e a luta contra a desigualdade, e eu gostaria de discuti-los pessoalmente com o presidente Putin", acrescentou Lula. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA