(ANSA) - O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, informou que conversou nesta sexta-feira (26) com seu homólogo russo, Vladimir Putin, e reiterou o desejo de negociar a paz com a Ucrânia junto a aliados internacionais.
"Agradeci a um convite para ir ao Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, e respondi que não posso ir a Rússia nesse momento, mas reiterei a disposição do Brasil, junto com a Índia, Indonésia e China, de conversar com ambos os lados do conflito em busca da paz", escreveu no Twitter.
A informação também foi confirmada pelas agências russas de notícias, que destacaram que Putin falou com Lula "interrompendo um encontro com membros da organização Russia Business".
Assim que retornou ao encontro, o líder russo informou sobre a conversa e disse que o brasileiro "desejou sucesso aos participantes e, em geral, a toda comunidade empresarial da Rússia".
Lula vem tentando intermediar tratativas de paz entre os dois países e, apesar de declarações que foram vistas como errôneas pelos ocidentais, já enviou seu assessor de assuntos internacionais, o ex-chanceler Celso Amorim, para conversar com o alto escalão de Kiev e Moscou.
No último fim de semana, por conta de uma questão de agendas, o brasileiro não teve uma reunião bilateral com o mandatário ucraniano, Volodymyr Zelensky, mas reiterou, em um encontro em que o chefe do Executivo de Kiev estava, a condenação pela violação do território e a vontade de mediar conversas entre os dois lados.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA