(ANSA) - A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, inicia nesta sexta-feira (14) uma viagem de dois dias a Addis Abeba, capital da Etiópia, para reforçar o apoio de Roma ao processo de paz e debater questões envolvendo migrações e ajuda humanitária.
A viagem também marca a volta do país europeu à área do Chifre da África e estava sendo preparada desde fevereiro, quando o premiê etíope, Abiy Ahmed, foi a Roma.
Na pauta, serão debatidas questões energéticas e de infraestrutura, com a presença de uma missão empresarial - como prometido durante a reunião bilateral de fevereiro - para ajudar a Etiópia no programa de reformas e transformação econômica.
Já sobre as migrações, a conversa entre os dois chefes do Executivo - a terceira desde que Meloni assumiu em outubro do ano passado - será focada na gestão dos migrantes, pois a Etiópia é um dos países destinatário do decreto italiano sobre os fluxos do fim de 2022 e representa um "hub" nas travessias entre a parte oriental com destino final ao Sudão ou a Líbia.
Atualmente, a Etiópia abriga 823 mil refugiados e outros 4,2 milhões de deslocados.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA