Os Estados Unidos manifestaram confiança no processo eleitoral no Brasil, cuja votação será realizada no próximo dia 2 de outubro.
Um comunicado da embaixada dos Estados Unidos em Brasília destaca a "integridade" do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), jurisdição que fiscalizará a apuração dos votos.
"Nossa confiança nas eleições brasileiras permanece inalterada", diz a nota, que explica que qualquer reconhecimento vai para quem "ganhar as eleições presidenciais como resultado do processo eleitoral liderado pelo TSE e não com base em uma negociação com qualquer candidato ou partido político".
O presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), tem manifestado repetidamente reservas ao voto eletrônico e ao TSE, argumentando a necessidade de manter uma contagem paralela.
Uma das preocupações dos especialistas políticos é que o presidente em exercício possa seguir o exemplo do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump e se recusar a reconhecer o resultado da eleição.
Segundo o senador Patrick Leahy, um dos cinco aliados de Bernie Sanders na proposta ao Congresso americano de resolução em apoio às instituições democráticas brasileiras, "o destino da democracia brasileira e sua relação com os Estados Unidos será decidido nas eleições" do próximo domingo.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA