As Olimpíadas de Paris, na França, querem entrar para a história como a edição mais sustentável e igualitária, mas os organizadores do megaevento também desejam atrair a atenção do público jovem, principalmente ao incluir modalidades como breaking, escalada, surf e skate.
Com estas disciplinas, mais modernas e atrativas para as novas gerações, Paris-2024 pretende incentivar os jovens a praticarem atividades esportivas e a adotarem um estilo de vida mais saudável e ativo.
Os eventos de B-Boys e B-Girls no breaking reunirão 32 atletas que mostrarão todas as suas habilidades neste estilo de dança urbana caracterizada por movimentos rápidos e acrobáticos.
As provas serão realizadas nos dias 9 e 10 de agosto, na Place de la Concorde.
A escalada, o skate e o surf são modalidades que estrearam com sucesso em Tóquio, no Japão, e foram mantidas para a edição da capital francesa. No caso da escalada, o número de medalhas em disputa dobrou de uma Olimpíada para outra, levando em consideração a tradição do país europeu e o recente sucesso do esporte.
O surf, por sua vez, é um esporte popular em diversos lugares pelo mundo, inclusive na França, nação repleta de locais icônicos para a prática da modalidade. No entanto, o Taiti, a maior ilha da Polinésia Francesa, localizada a 15,7 mil quilômetros de Paris, foi escolhida para receber as provas olímpicas.
Por fim, o skate ocorrerá na Place de la Concorde nos dias 27 e 28 de junho, que serão as provas de rua, e em 6 e 7 de agosto, datas das competições de parque.
Pensando em 2028, quando ocorrerão os Jogos de Los Angeles, nos Estados Unidos, as modalidades lacrosse, squash, flag football, beisebol, críquete e softball marcarão presença no megaevento.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA