O italiano Francesco Bagnaia, atual bicampeão mundial, venceu o Grande Prêmio da Espanha da MotoGP, a principal categoria do motociclismo internacional.
O piloto da equipe Ducati Lenovo largou na sétima posição, mas assumiu a liderança pela primeira vez ainda antes de encerrar a primeira volta no circuito de Jerez de la Frontera.
Na sequência, Bagnaia chegou a ser ultrapassado e passou a disputar a liderança com dois pilotos espanhóis: Jorge Martín, da Pramac Ducati, que havia largado em terceiro; e Marc Marquez, da Gresini Ducati, que havia largado na pole position mas naquele momento ocupava o terceiro lugar.
Na décima volta, Martin caiu na curva 6, abandonou a prova e deixou a liderança nas mãos do piloto italiano. Ele foi pressionado até o fim por Marc Marquez mas resistiu e venceu a corrida cruzando a linha de chegada menos de meio segundo à frente do espanhol.
Foi a segunda vitória de Bagnaia na temporada. Ele havia vencido a corrida de estreia no Catar.
O italiano Marco Bezzecchi, da VR46 Ducati, terminou em terceiro e também subiu ao pódio. Na sequência vieram o espanhol Álex Márquez, da Gresini Ducati, e outro italiano, Enea Bastianini, da Ducati Lenovo, que acabou em quinto.
Fabio Di Giannantonio, da VR46 Ducati, terminou em sétimo, enquanto Luca Marini, da Repsol Honda, cruzou a linha de chegada em 17º - o último dentre os que concluíram a prova.
Dois pilotos italianos abandonaram a corrida: Franco Morbidelli, da Pramac Ducati, e Lorenzo Salvadori, da Aprilla Racing.
Apesar do domingo infeliz na corrida do seu país, o espanhol Jorge Martin continua na liderança do campeonato após a quarta das 21 etapas do Mundial: ele tem 92 pontos contra 75 de Francesco Bagnaia. Enea Bastianini ocupa a terceira posição com 70.
No sábado, Martin havia vencido a corrida sprint, que tem uma duração menor e vale apenas 12 pontos para o vencedor - a corrida principal vale 25.
A MotoGP volta a se encontrar dentro de duas semanas no Grande Prêmio da França em Le Mans.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA