O piloto espanhol Jorge Martín, da equipe Pramac Ducati, venceu neste sábado (27) a corrida sprint do Grande Prêmio da Espanha da MotoGP, a principal categoria do motociclismo mundial.
A prova de apenas 12 voltas valia 12 pontos na classificação do campeonato e ampliou a vantagem de Martín na liderança: ele chegou a 92 pontos, 29 à frente do também espanhol Pedro Acosta, da KTM, que terminou a sprint na segunda posição.
O francês Fabio Quartaro, da Yamaha, campeão de 2021, largou em 23º e numa corrida de impressionante reação terminou em terceiro lugar.
A ascensão em grande parte se justifica porque a prova no circuito de Jerez de la Frontera foi marcada por uma média de mais de uma queda por volta: os pilotos foram ao chão por 14 vezes ao longo das 12 voltas.
Dentre os tombos mais destacados estão o do espanhol Marc Márquez, da Gresini Ducati, que largou na primeira posição e chegou apenas em sétimo; e a queda tripla que tirou da prova o espanhol Álex Marquez, da Gresini Ducati; o sul-africano Brad Binder da KTM; e o italiano Enea Bastiniani, da Ducati Lenovo.
O italiano Francesco Bagnaia, atual bicampeão com a Ducati Lenovo, abandonou a prova um pouco antes após ser tocado ao mesmo tempo por Brad Binder e pelo compatriota Marco Bezzecchi, da VR46 Ducati, que também não completou a corrida.
Bagnaia segue estacionado nos 50 pontos e ocupa a quinta posição.
Os italianos que conseguiram completar a corrida foram Franco Morbidelli, da Pramac Ducati, em quinto; e Fabio Di Giannantonio, da VR46 Ducati, em 13º.
Os abandonos também foram o destino de Luca Marini, da Repsol Honda, e Enea Bastianini, da Ducati Lenovo. Bastianini é o melhor italiano na classificação e ocupa o terceiro lugar com 59 pontos.
A corrida principal, realizada neste domingo (28), terá o mesmo grid de largada da corrida sprint, respeitando o treino de classificação realizado na manhã de sábado em Jerez de la Frontera.
Marc Márquez larga em primeiro com Marco Bezzecchi em segundo, Jorge Martin em terceiro, Brad Binder em quarto e Fabio Di Giannantonio em quinto.
Francesco Bagnaia partirá em sétimo, Franco Morbidelli será o oitavo e Enea Bastianini sairá da nona posição.
No final da fila estarão Lorenzo Salvadori em 21º e Luca Marini em 22º.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA