(ANSA) - O Grande Prêmio de Las Vegas de Fórmula 1, nos Estados Unidos, não teve um início positivo, principalmente para o piloto Carlos Sainz, que viu sua Ferrari ser danificada por uma tampa de bueiro levantada na pista.
O incidente envolvendo o espanhol aconteceu cerca de 10 minutos depois do TL1 ter começado. O monoposto do ferrarista sofreu um apagão no motor depois de ter passado por cima do bueiro.
O assoalho do carro de Sainz ficou destruído em virtude da pancada. O francês Esteban Ocon, da Alpine, foi infeliz ao passar pelo mesmo trecho e teve o chassi de seu monoposto danificado.
Os trabalhos em Las Vegas foram interrompidos precocemente para o problema com o bueiro ser resolvido e não provocar mais danos a outros carros.
"Esta situação é simplesmente inaceitável. O impacto danificou completamente o chassi, o motor e a bateria. É inaceitável", criticou o chefe de equipe da Ferrari, Frédéric Vasseur.
A polêmica do bueiro custará caro à escuderia italiana, não só em termos esportivos, mas também econômicos. Ao todo, os danos ao SF-23 do espanhol são avaliados em cerca de US$ 1 milhão.
Em virtude das forçadas modificações promovidas em seu monoposto pelo incidente em Las Vegas, Sainz foi punido pela categoria e perderá 10 posições no grid.
Para compensar o caos no primeiro treino livre, o TL2 teve 90 minutos de duração. A Ferrari conseguiu cravar uma importante dobradinha com Charles Leclerc em primeiro e Sainz logo atrás. O experiente Fernando Alonso, da Aston Martin, completou o top 3.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA