(ANSA) - O bicampeão Max Verstappen, da Red Bull, não teve dificuldades para garantir a pole position no Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1, na Catalunha.
O líder do campeonato marcou um tempo de 1m12s272 e ficou quase cinco décimos à frente da Ferrari do anfitrião Carlos Sainz. "Amo vir para Barcelona, amo a pista, tenho muitas memórias boas aqui e espero acrescentar mais uma amanhã", disse Verstappen, cuja primeira vitória na F1 foi justamente na pista catalã.
Já a segunda fila tem um surpreendente Lando Norris (McLaren) e Pierre Gasly (Alpine), que ainda pode perder posições no grid por atrapalhar rivais no treino. Lewis Hamilton (Mercedes), Lance Stroll (Aston Martin), Esteban Ocon (Alpine), Nico Hulkenberg (Haas), Fernando Alonso (Aston Martin) e Oscar Piastri (McLaren) completam o top 10.
O treino também ficou marcado pelos desempenhos frustrantes de Charles Leclerc (Ferrari), que sequer passou do Q1 e largará em 19º, Sergio Pérez (Red Bull) e George Russell (Mercedes), que foram cortados no Q2 e partirão em 11º e 12º, respectivamente.
"Não tenho respostas agora, mas vamos checar bem o carro, e vou ficar muito surpreso se tudo estiver bem", disse Leclerc, citando um comportamento "muito estranho" na traseira de sua Ferrari. O GP da Espanha começa às 10h deste domingo (4). (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA