(ANSA) - A técnica da seleção italiana feminina, Milena Bertolini, afirmou nesta segunda-feira (13) que suas jogadoras estão prontas e entusiasmadas para a Copa do Mundo, que será na Austrália e na Nova Zelândia.
Após uma Eurocopa com resultados inexpressivos, a Itália deseja retomar a boa fase no Mundial de 2023. Bertolini, que foi mantida no cargo, destacou o entusiasmo das Azzurre.
"Temos a oportunidade de testar várias jogadoras novas intensificando o processo de integração, depois vamos entender quem fará parte do grupo que vai para a Copa do Mundo. Estamos com muito entusiasmo e isso é o que deve nos acompanhar nesses meses", afirmou a treinadora.
Bertolini destacou que muitos progressos aconteceram desde 2019, quando a Itália foi uma das surpresas do Mundial feminino, mas comentou que as mudanças culturais do país europeu acontecem devagar.
"Progressos foram feitos desde a Copa do Mundo de 2019, mas em uma sociedade patriarcal como esta, as mudanças culturais são lentas. Quem pode decidir deve impactar e investir mais, nosso movimento ainda tem sua fragilidade e uma boa Copa vai ajudar a torná-lo mais conhecido", analisou.
A Itália se prepara para disputar a Copa Arnold Clark, que terá início na próxima quinta-feira (16) e servirá de treinamento para o Mundial na Oceania. As seleções da Inglaterra, da Coreia do Sul e da Bélgica também participarão do quadrangular.
#????????????????????????????
— Nazionale Femminile di Calcio (@AzzurreFIGC) February 13, 2023
?? Giovedì il debutto contro il #Belgio: ore 17.45 in diretta su @RaiSport ??
???#Bertolini: “Ripartiamo con entusiasmo”#Nazionale #Azzurre #LeAzzurreSiamoNoihttps://t.co/FjL9bL1eUM
"Será importante para o nosso processo de crescimento. O torneio que disputaremos vai nos ajudar a entender quem está mais faminta faltando cinco meses para um belo evento como a Copa do Mundo, queremos e devemos chegar lá preparadas'', concluiu.
A equipe chefiada por Bertolini está no grupo G da Copa do Mundo, ao lado de Suécia, África do Sul e Argentina. A competição acontecerá entre os dias 20 de julho e 20 de agosto.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA