(ANSA) - A Uefa aprovou na última quarta-feira (25) algumas mudanças nos formatos de disputa da Liga das Nações e das eliminatórias para a Copa do Mundo.
Na Nations League, a entidade máxima do futebol europeu introduziu uma fase de quartas de final, que terá confrontos de ida e volta entre os primeiros e segundos posicionados, e playoffs do rebaixamento.
Essa nova fase da Liga das Nações, que tem como base a tentativa de evitar a queda de divisão, será disputada pelos terceiros colocados da Liga A e os vice-campeões da Liga B, além dos terceiros posicionados da Liga B e os vice da Liga C. Os duelos também terão ida e volta.
As eliminatórias para a Copa do Mundo e Eurocopa vão ser reduzidas, pois a competição terá 12 chaves com quatro ou cinco países, em vez dos anteriores 10 grupos com cinco ou seis seleções.
Com dois turnos, os primeiros posicionados se classificam diretamente para o torneio da Fifa ou da Uefa, enquanto os segundos colocados disputarão uma repescagem.
O novo formato anunciado pela Uefa será usado pela primeira vez após a disputa da Eurocopa de 2024, com o objetivo de diminuir a previsibilidade e elevar a competitividade.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA