(ANSA) - Exatos 10 dias após a morte do rei Pelé, o futebol brasileiro sofreu mais uma grande perda neste domingo (8): Roberto Dinamite, maior ídolo da história do Vasco da Gama, morreu aos 68 anos de idade, após uma batalha contra um câncer de intestino.
"É com o mais profundo pesar que o Vasco da Gama recebe a informação que o maior de todos nos deixou neste domingo. Carlos Roberto de Oliveira, o Dinamite, dedicou 29 dos seus 68 anos ao Clube, como atleta e presidente. Te amaremos para sempre, Calu. Descanse em paz", escreveu o time cruzmaltino no Twitter.
É com o mais profundo pesar que o Vasco da Gama recebe a informação que o #MaiorDeTodos nos deixou neste domingo.
— Vasco da Gama (@VascodaGama) January 8, 2023
Carlos Roberto de Oliveira, o Dinamite, dedicou 29 dos seus 68 anos ao Clube, como atleta e Presidente.
Te amaremos para sempre, Calu.
Descanse em paz ?? pic.twitter.com/kgXyAx1mql
Já o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, torcedor fanático do Vasco, disse que Dinamite era seu ídolo "desde criança". "O cara que me fez viver as primeiras emoções com o meu Vascão. Um ser humano generoso e amigo. Vai em paz, Dinamite. Obrigado por todos os momentos de alegria que você me proporcionou. Meus sentimentos aos familiares, amigos e à legião de fãs desse craque", disse Paes nas redes sociais.
Meu ídolo desde criança. O cara que me fez viver as primeiras emoções c meu Vascão. Um ser humano generoso e amigo. Vai em paz Dinamite. Obrigado por todos os momentos de alegria q você me proporcionou. Meus sentimentos aos familiares, amigos e a legião de fãs desse craque! ???? pic.twitter.com/DcsWzxnnBm
— Eduardo Paes (@eduardopaes) January 8, 2023
"Como torcedor do Vasco no Rio, admirei muito seu futebol bonito, ofensivo, de um chute tão potente de perna direita que virou apelido. E de apelido, sobrenome", escreveu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que é corintiano de coração, no Twitter.
"Além de grande jogador, foi também político, sendo deputado estadual por cinco mandatos e dirigente do Vasco da Gama, lutando para modernizar a gestão do clube. Meus sentimentos aos familiares, amigos, vascaínos e admiradores de todas as torcidas de Carlos Roberto de Oliveira, o Roberto Dinamite", acrescentou.
Trajetória
Atacante notabilizado por seu apurado faro de gol, Dinamite atuou durante duas décadas no cruzmaltino - período dividido por uma breve passagem pelo Barcelona - e conquistou um Campeonato Brasileiro (1974) e cinco Campeonatos Cariocas (1977, 1982, 1987, 1988 e 1992).
Além disso, se tornou o maior artilheiro da história do Vasco (702 gols), do Brasileirão (190) e do Carioca (284). Também marcou 20 gols pela seleção brasileira e participou das Copas do Mundo de 1978 e 1982.
Nascido Carlos Roberto de Oliveira, ele ficou eternizado com o apelido de "Dinamite" após um jornal esportivo ter publicado a manchete "Garoto-dinamite explodiu" depois de uma vitória do Vasco sobre o Internacional no Maracanã.
Após pendurar as chuteiras, Dinamite foi deputado estadual no Rio de Janeiro por cinco mandatos consecutivos (1995-2015). O ex-craque também foi presidente do Vasco entre 2008 e 2014, período em que o clube conquistou seu último título nacional, a Copa do Brasil de 2011, mas também foi rebaixado duas vezes (2008 e 2013) para a Série B.
Em 2022, Dinamite admitiu que se arrependia de ter assumido a presidência do clube cruzmaltino.
Há 10 dias, o ex-craque publicou uma homenagem a Pelé no Instagram: "Triste com sua partida, meu ídolo. O melhor dos melhores! Referência dentro do futebol para todos nós jogadores. Tenho muito orgulho de ter conhecido você e vestido a mesma camisa 10 que você imortalizou com tanta maestria. Obrigado por tudo! A saudade já é grande". (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA