(ANSA) - A partida entre Lecce e Lazio, disputada no estádio Via del Mare, foi manchada por cantos racistas dos torcedores do time da capital contra os jogadores Lameck Banda e Samuel Umtiti.
A torcida laziale iniciou os insultos ainda no primeiro tempo do confronto em Lecce, no sul da Itália, tendo o atacante zambiano Banda como alvo. Os cânticos voltaram a acontecer na etapa final, desta vez contra o zagueiro francês Umtiti.
?? ???????? ???????????????? ???????? ?????????? ???????????????? ???? ???????????? ??'??????????????????????????????! ?????????? ???? ???????????? ?????????????????????? ???? ???????????????? ???? ???????????? ???? ???????? ???????? @samumtiti !
— U.S. Lecce (@OfficialUSLecce) January 4, 2023
#KeepRacismOut @SerieA pic.twitter.com/wqGWCOGDQ7
O árbitro precisou paralisar a partida por alguns minutos durante o segundo tempo e os alto-falantes do estádio anunciaram o ocorrido. Os torcedores do Lecce, no entanto, responderam cantando o nome dos jogadores, tanto que Umtiti e Banda foram aplaudidos de pé.
"Temos orgulho de ter jogadores como Banda e Umtiti em nosso grupo. São coisas que tiram espaço do show e mortificam todos nós que estamos em campo trabalhando", disse o técnico do Lecce, Marco Baroni.
O presidente da Fifa, Gianni Infantino, apoiou os jogadores dos giallorossi que foram alvos dos cânticos racistas dos torcedores da Lazio.
"Solidariedade a Umtiti e Banda. Precisamos gritar bem alto: 'Não ao racismo!'. Que a grande maioria dos torcedores, que são gente de bem, se levantem e calem todos os racistas de uma vez por todas", publicou o mandatário da entidade.
Após o caso, a Lazio divulgou um comunicado se dissociando dos insultos racistas proferidos pelos seus torcedores durante o confronto diante do Lecce.
"A Lazio sempre se apôs a todas as formas de racismo e discriminação com todos os meios disponíveis, colocando em prática iniciativas destinadas a reprimir esses fenômenos, tornando seus torcedores cientes desta questão e atuando nos órgãos competentes para proteger sua imagem. A Lazio volta a condenar os protagonistas deste ato desprezível e vergonhoso", informou o time biancoceleste.
Amélie Oudéa-Castéra, ministra do Esporte da França, expressou seu apoio a Umtiti e Banda. A política afirmou que a luta contra o racismo nunca deve parar. O ex-volante francês Blaise Matuidi, que jogou na Juventus entre 2017 e 2020, cobrou mais ações por parte da Lega Serie A.
O duelo entre Lecce e Lazio foi válido pela 16ª rodada da liga italiana e terminou 2 a 1 para o clube giallorosso.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA