(ANSA) - A ministra do Esporte, Ana Moser, fez um apelo nesta quarta-feira (4) para que escolas do Brasil sejam rebatizadas com o nome "Rei Pelé", em homenagem ao ex-jogador.
Em seu discurso de posse na pasta, a medalhista olímpica, de 54 anos de idade, defendeu que a história do Rei do Futebol está lado a lado com a do esporte do país e do Brasil.
"Já nomearam avenidas e estádios, mas deveriam se dar o nome de 'Rei Pelé' para várias escolas. Os alunos vão aprender a história dele, pois é também a história do esporte brasileiro e muito da história do Brasil, isso precisa ser mantido", argumentou Moser.
A nova ministra é apenas a segunda ex-atleta a assumir a liderança da pasta, sendo que o primeiro foi Pelé, entre os anos de 1994 e 1998, no primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
Ao longo da cerimônia, que não teve a participação de seu antecessor direto (Marcelo Magalhães), Moser homenageou os ex-atletas Sócrates e Isabel Salgado, falecidos em 2011 e 2022, respectivamente.
Durante o governo de Jair Bolsonaro, o Ministério do Esporte se transformou em uma secretaria especial, que era subordinada ao Ministério da Cidadania.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA