A Itália marcou presença na 40ª edição da feira Fispal Tecnologia, realizada entre 18 e 21 de junho, em São Paulo, e que reuniu cerca de 45 mil visitantes.
O evento é voltado para as indústrias de alimentos e bebidas e contou com cerca de 450 expositores, que apresentaram ao mercado as novidades e tecnologias em processos, embalagens e logística.
Para estreitar negócios com o Brasil, a Italian Trade Agency (ITA), agência do governo italiano para promoção de exportações, levou à Fispal 11 empresas e a associação que representa a indústria de máquinas e tecnologias para embalagens na Itália, líder mundial no segmento.
O "Belpaese" foi responsável por 25,7% das importações brasileiras no setor em 2023, com cerca de US$ 107,7 milhões em equipamentos vendidos, ficando pouco atrás da Alemanha, com 26,1%. No entanto, a Itália retomou a liderança nos primeiros cinco meses de 2024, com uma expansão de 48,2% no período e atingindo uma quota de 31,8%, contra 20,6% dos alemães.
"Com cerca de 25% do mercado mundial, a indústria italiana de máquinas para embalagens fatura anualmente mais de 9 bilhões de euros, dos quais quase 80% em operações realizadas no exterior. A participação da Itália neste importante evento no Brasil demonstra o interesse do país em aumentar sua presença na região", disse Milena Del Grosso, diretora da Italian Trade Agency no Brasil.
Para a Itália, o Brasil representa 1,9% de suas exportações no setor, que quase superaram a marca dos US$ 7 bilhões em 2023, com aumento de 22,1% em relação ao ano anterior.
O pavilhão italiano na Fispal teve as empresas FBR-Elpo, Gorreri, Ilpra, Imeta, Intech, OMS Group, Sancassiano, Sarp, Senzani Brevetti, Tecnopool e Trivi, além da União dos Fabricantes Italianos de Máquinas para Embalagens (Ucima). (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA