(ANSA) - A Stellantis anunciou nesta quarta-feira (22) um investimento de mais de 130 milhões de euros na Eisenach Assembly Plant, na Alemanha, que produz o SUV compacto Opel Grandland, para acrescentar a produção do sucessor do modelo, só que um veículo elétrico a bateria (BEV).
Segundo a empresa, ele será fabricado na novíssima plataforma STLA Medium e a programação é que o início das atividades ocorrerá no segundo semestre de 2024.
"Eisenach, nossa unidade mais compacta na Alemanha, demonstrou um forte impulso em melhorias de qualidade. Com esta alocação da nova plataforma totalmente BEV da Stellantis, STLA Medium, a força de trabalho altamente qualificada da unidade de Eisenach continuará a melhorar o custo e a qualidade dos veículos produzidos para encantar os clientes", disse o chief manufacturing officer da Stellantis,Arnaud Deboeuf.
"Construímos veículos de alta qualidade aqui em Turíngia há 31 anos e melhoramos continuamente nossa competitividade. Permaneceremos neste caminho claro com o sucessor elétrico do Opel Grandland. Esta decisão é mais um passo importante para a Opel em direção ao objetivo declarado de ser uma marca exclusivamente elétrica na Europa até 2028", acrescentou o CEO da Opel, Florian Huettl.
Já o primeiro-ministro da Turíngia, Bodo Ramelow, pontuou que esse é um "local com grande tradição automotiva que atualmente está fazendo a transição para a eletromobilidade em alta velocidade". "Nesse contexto, estou particularmente satisfeito pelo fato de a Opel desempenhar aqui um papel decisivo e produzir uma variedade de modelos à prova de futuro em Eisenach", pontuou ainda.
Inaugurada em setembro de 1992 com a produção do Opel Astra, a Unidade de Montagem de Eisenach fica no estado da Turíngia, região central da Alemanha.
Ainda conforme a Stellantis, "o investimento em Eisenach é uma etapa fundamental para cumprir os compromissos do plano estratégico Dare Forward 2030, que é liderado por cortes profundos nas emissões para reduzir o CO2 pela metade até 2030, comparando as métricas de 2021, e por atingir o carbono líquido zero até 2038 com compensação percentual de um dígito das emissões restantes".
Entre as principais metas do plano, há a inclusão de 100% das vendas de carros de passeio na Europa e 50% das vendas de carros de passeio e picapes nos Estados Unidos para serem BEVs até o final da década. Ao todo, a Stellantis está investindo mais de 30 bilhões de euros até 2025 em eletrificação e software para fornecer BEVs que atendam às exigências dos clientes.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA