(ANSA) - A Stellantis anunciou o fortalecimento de sua estratégia de inclusão e diversidade e aderiu ao programa HeForShe, projeto criado pela ONU Mulheres com o objetivo de aumentar a compreensão do discurso da equidade de gênero.
A adesão marca uma série de ações da empresa para contribuir "cada vez mais para a construção de um ambiente de negócios mais justo, igualitário e respeitoso".
A Head da Citroën para a América do Sul e sponsor do grupo de afinidade de gênero Women of Stellantis (WoS), Vanessa Castanho, diz que "a gente quer trazer mais protagonismo para as mulheres, visto que, historicamente, o setor automotivo conta com presença majoritariamente masculina e isso não reflete mais o compromisso atual da Stellantis".
"Em ações já realizadas, buscamos ajudar mulheres a entender como chegar na liderança e o que precisa ser feito para isso. Agora, nosso próximo passo é falarmos como os homens trabalham a equidade de gênero, e como eles veem a importância da atuação deles no 'HeForShe'. É uma forma de deixar mais claro o papel do homem na equidade de gênero em todos os setores da empresa, desde a manufatura até as lideranças", ressalta ainda Castanho.
Já o presidente da Stellantis para a América do Sul, Antonio Filosa, afirmou que "o HeForShe é o nosso imperativo ético, não é só porque é necessário ter equidade de gênero por motivos institucionais, mas porque temos a missão de aprendermos a conviver com as nossas diferenças".
"Faz parte do DNA da Stellantis e da sua essência como organização acreditar que empresas que possuem diversidade de gênero, pluralidade de raça e etnias crescem muito mais. Queremos ser uma mobility tech company que adota políticas de igualdade de gênero de cima para baixo e incentiva que os direitos humanos básicos e a dignidade estejam em primeiro lugar, independente do país ou região onde a empresa está presente", destacou Filosa.
A Stellantis tem uma governança específica para Diversidade & Inclusão formada por grupos de afinidade relacionados a gênero, pluralidade de raças, cores e etnias, PcD e LGBTQIA+. Os grupos são formados por funcionários e funcionárias de modo voluntário, com apoio de um diretor ou diretora que atua como sponsor.
"Esses grupos são responsáveis por propor e realizar ações relacionadas a esses públicos, trazendo aliados para a governança de Diversidade & Inclusão e um olhar legítimo de quem pertence ao grupo minorizado. Assim, a Stellantis se posiciona publicamente em relação à prevenção da discriminação e à promoção da igualdade de oportunidades", pontua a empresa em comunicado.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA